quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma busca com sucesso

Após ter saído da Armada e assentado arraiais na minha terra natal, Portimão, mantive sempre a intenção de encontrar os antigos camaradas do tempo de Marinha, sobretudo, os da comissão no NRP Argos, na Guiné, em 1972 e 73. Sem desprimor para os outros, houve um que eu desde sempre tentei encontrar e que sempre me passou entre os dedos, primeiramente por minha confusão com o seu nome, e depois por outros motivos que mais adiante descrevo. É ele, o meu amigo e Cabo E, na altura, José Francisco Manuel. Cada vez que ia para os lados de Alcoutim, ou que encontrava alguém dos lados de Balurcos, lá vinha a pergunta sacramental : “ O amigo conhece um rapaz da zona Alcoutim que está ou esteve na Marinha chamado José Francisco Manuel, da classe Electricista e “barra 4” ? A resposta que sempre recebi foi regra geral a mesma: Não conheço!.....Talvez fulano ou sicrano o conheça!........... Nos últimos anos, a coisa ainda se agravou e quase que se tornou uma obsessão por terem passado aqui pela Capitania pessoas naturais do concelho de Alcoutim, com quem mantive bom relacionamento, e outros “barra 4” que eventualmente teriam conhecido o meu amigo Manuel. Por fim, e após o inicio do blog, lá veio à tona a busca pelo Manuel Electricista, coloquei foto em blogs com o respectivo pedido de ajuda, tentei contactar através de vários amigos, de pessoal da Capitania do Porto de Vila Real de Stº. António, mas nunca obtive nada de concreto. Apesar da minha insistência de o encontrar se começar a desvanecer, a chama continuou sempre acesa e algo me dizia que, mais cedo ou mais tarde, esse momento viria a acontecer.
No Natal passado, ao telefonar a um amigo, dos tempos de Marinha, para lhe desejar Boas Festas, no final do telefonema saltou a pergunta habitual : “Oh J...s conheces um fulano que esteve comigo na Guiné chamado, tal e tal, “barra 4” de Balurcos-Alcoutim?” Fez-se um momento de silêncio e, por fim, ouço aquilo que não esperava : “Oh pá o Manel já faleceu!..” “O quê ?”, disse-lhe eu. Não pode ser! “É verdade”, disse-me o Cap.Ten. J...s, rematando com um : “Podes crer que é verdade!” Pois se para ele era uma certeza a morte do meu amigo Manel, para mim a dúvida continuava e duma coisa tinha eu a garantia, não acreditava! Algo dentro de mim e a minha sensibilidade dizia-me : “Não pode ser verdade!...”
Neste meio tempo, a minha filha mais velha, a Sofia, também tentou pelos seus meios encontrar aquilo que eu não encontrava. Como resultado, recebeu as informações mais disparatadas, até Presidente da Câmara o meu amigo Manel teria sido. Sem querer pôr em causa a sua competência, acho que a ele lhe ficaria melhor um cargo de Presidemte de um Clube de Caçadores, isto em virtude de ainda hoje me lembrar dos seus excepcionais dotes para a caça e de pessoa afável, séria, honesta e amigo do seu amigo, o que não ligaria nada bem como Presidente de qualquer edilidade.
Com os desenvolvimentos que o blog me traz, quase diariamente, e continuando na busca dos elementos da guarnição que ainda me faltam, há cerca de uns 15 dias pedi ajuda a um amigo, Sargento aposentado, com fotografia da praxe no Facebook e mais alguns predicados que para aqui não interessam, e que, quando se trata de “caldinhos” destes, mete a cabeça, os pés e as mãos para conseguir aquilo que lhe é solicitado.
Como os elementos que me faltam para completar a lista eram sobretudo, pensava eu, Sargentos, na primeira mensagem que lhe enviei lá iam 5 nomes para que ele investigasse. No passado sábado já ao fim da tarde recebo um telefonema em que o bom do meu amigo Pedro Cardoso, dignissimo Sargento Mergulhador aposentado com fotografia no Facebook, me pedia nos moldes habituais, quando me telefona: “Oh pá passa lá aqui pelo PAN, e vem rápido, que tenho novidades para ti!”
Estando ali bem perto, lá fui ao seu encontro, ao chegar vejo-o acompanhado pelo Cabo Almeida, que o tinha ajudado na busca, e aí entrega-me um papelinho com cinco nomes e os respectivos contactos. Num primeiro olhar saltou-me logo à vista que o 5º não tinha nem morada nem telefone.Fácil será adivinhar qual era? Nem mais nem menos que o do Manel!... De imediato disparei logo : “Oh Pedro então e aqui este o J.F. Manuel?” Resposta assim de tacada.........! Desse não consta nada nos registos e não sei quem é, se calhar já morreu! Se por um lado fiquei contente por ele me dar os contactos do Mendonça, do Oliveira, do Vaz e do Gonçalves, mais triste fiquei por ficar na mesma, ou pior, em relação aquele que há tanto tempo procuro. Na primeira oportunidade que tive, fiz o primeiro telefonema para Cartagena- Espanha e lá fui dar uma alegria ao amigo Mendonça. Como o contacto do Sr.Gonçalves já era conhecido, deixei os seguintes para o fim de semana. No domingo à tarde, pego no telefone e ligo para o nosso cozinheiro, o amigo António Oliveira. Depois de uma pequena troca de noticias e do “lembras-te deste e daquele”, saltou a tal pergunta : “Oh Oliveira, lembras-te do Manel Electricista?” Fiquei na expectativa de ouvir o que já ouvi tantas vezes, mas não! Do outro “ lado do fio” vem a noticia que eu há tanto tempo esperava ouvir : “O Manel electricista, estou bastantes vezes com ele e tenho ali os seus contactos! Se me deres um minuto, ou melhor, desliga e liga-me de seguida que eu vou buscar os números de telefone!” Não imaginam a alegria com que fiquei, afinal o meu “feeling” não me enganou. Após ligar novamente ao Oliveira para me dar o tão desejado contacto, foi então a vez de ligar para o móvel do Manel e desabafar com ele toda esta verdadeira novela que tem sido tentar encontrá-lo durante todos estes anos quando ele tem andado aqui tão perto, residindo, inclusive, bem perto da sua terra natal e a 100 Kms de mim.O resto de toda esta história ficará para o final de Maio quando todos finalmente nos encontrarmos. Entretanto, todos estes que me deram, durante tanto tempo, sinais trocados, acho bem que ponham as barbas de molho, sobretudo o Jonas e o P. Cardoso, pode o amigo Manuel aplicar-lhes alguns dias de castigo e não têm, os referidos, razão alguma para reclamar visto serem amigos comuns. Entretanto fica assim!...

1 comentário:

  1. Caros Camaradas, esperam-se comentários ás fotos do encontro.
    Bernardino Sena

    ResponderEliminar